Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O fenómeno “bullying”



 O fenómeno conhecido por “bullying” pode definir-se como um ataque, ou estar correlacionado com expressões como: “abusar dos colegas, vitimizar, intimidar”.


Tipos de Bullying



  • Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir)
  • Verbal (apelidos, gozar, insultar)
  • Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar)
  • Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
  • Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
  • Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
  • Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)
  • Diferentes papéis dos participantes nas situações de bullying:


                   Vitimas Intimidadores  Reforçadores


O bullying divide-se em duas categorias



  1. Bullying directo;
  2. Bullying indirecto, também conhecido como agressão social

O bullying directo é a forma mais comum entre os agressores masculinos.


A agressão social ou bullying indirecto é a forma mais comum entre elementos do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:



  • espalhar comentários;
  • recusa em se socializar com a vítima
  • intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
  • criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades, etc).

Pesquisas:


pt.shvoong.com/medicine-and-health/1783355-bullying-violência-nas-escolas/ -


www.iefp.pt/formacao/formadores/formacao/.../Seminário%20Bullying/Dra.%20Susana%20Carvalhosa%20Resumo.doc


bullying35.blogs.sapo.pt/


www.uma.pt/alicemendonca/conteudo/publica/bullying.pdf


 www.bullyingescola.com/


escolas.forum.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=105:qbullying-nas-escolasq-do...


apeedpedroiv.bloguepessoal.com/25330/BULLYING/


www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=


Sem comentários:

Enviar um comentário

É fundamental que a escola invista no desenvolvimento das atividades extracurriculares, melhorando assim as várias competências, que promova...