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domingo, 14 de fevereiro de 2021

É fundamental que a escola invista no desenvolvimento das atividades extracurriculares, melhorando assim as várias competências, que promovam um ser humano mais capaz de enfrentar as realidades existentes e novos desafios, cada vez mais exigentes. Através da dinamização destas atividades pretende-se melhorar competências básicas tais como a capacidade de reflexão, o sentido crítico e uma atitude ativa em relação à sociedade. Sendo o Plano de Melhoria da Escola, “um instrumento fundamental para potenciar o desempenho académico dos alunos e a qualidade dos seus resultados” referenciado pelo Department of Education and Early Development (2005), convém reforçar a ideia que o desempenho dos alunos se reflete bastante no tipo de percurso que cada um vai escolher para o seu projeto de vida e que, por consequência, se reflete na vida real, a nível pessoal e profissional e que influencia o tipo de sociedade que se pretende construir. Os alunos devem ser integrados em projetos que promovam o civismo, contribuam para o desenvolvimento da consciência e da responsabilidade do aluno sobre o seu papel na sociedade, a importância da solidariedade social na sua comunidade ou outras comunidades, o altruísmo e o respeito para com outros seres vivos e o ambiente. A participação neste tipo de projetos, onde a aprendizagem ocorre de uma forma mais prática e mais apelativa, torna-se mais funcional, concreta e mais sustentável para os alunos. As aprendizagens tornam-se mais eficazes e mais consistentes se foram desenvolvidas em contextos reais, projetando-se para além das paredes da sala de aula e para além dos livros e dos cadernos. 
Adelino Matos

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