Pesquisar neste blogue

domingo, 17 de janeiro de 2021

Excerto do livro - Currículo Envolvente - qual a liderança adequada?

No momento de analisar o que as crianças e os jovens aprendem nas escolas, tem de se prestar atenção não apenas ao currículo formal, mas também ao currículo oculto. O currículo oculto de cada instituição escolar concreta, ao contrário do currículo formal, não aparece realmente explícito na forma de metas educativas a alcançar. É por isso importante, perceber a forma como os atividades, os clubes e os projetos se desenvolvem, quem são e como agem os líderes envolvidos, como se geram as dinâmicas, e, também, qual o impacto que têm nas aprendizagens dos alunos. Segundo Costa (2009) existem divergências entre autores a respeito dos aspetos que subjazem e produzem o currículo oculto, os quais variam desde as relações interpessoais até à relação que se estabelece entre o aluno e o conhecimento. É justamente nesta relação entre o aluno e o conhecimento (os diferentes tipos de conhecimento), que advém da sua participação e envolvimento nas diferentes atividades, clubes e projetos e a perceção que os diferentes participantes têm sobre a pertinência dessas mesmas atividades/clubes/projetos acontecimentos na construção do conhecimento. Este conhecimento, análise e avaliação do impacto que têm as atividades/clubes/projetos desenvolvidos na escola, pretende constituir um ponto de partida para a avaliação e reflexão das diferentes lideranças na escola, potenciando as boas práticas que já se verificam e aperfeiçoando as que necessitam de ser melhoradas. Deste modo, podemos enquadrar na perspetiva da investigação practitoner inquiry (Dana, 2009), alinhada com os trabalhos de investigação-ação do professor. Sustentando-nos na sistematização sobre os paradigmas de investigação em educação sobre a prática uma vez que o objetivo geral é obter informação que o diretor possa vir a utilizar para introduzir mudança e melhorar práticas profissionais bem como os processos e resultados educativos.
Adelino Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário

É fundamental que a escola invista no desenvolvimento das atividades extracurriculares, melhorando assim as várias competências, que promova...