Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de janeiro de 2021

Currículo oculto – a ligação entre as aprendizagens formais e não formais. Estudo de caso.

 

Esta tese pretendeu despertar consciências, indicando o caminho para o aproveitamento de potencialidades que a presença organizada, sistemática e motivada no espaço escolar de todos os seus intervenientes origina.

O estudo situa-se no âmbito das aprendizagens formais e não formais e o nível de ligação que existe entre as mesmas, sendo o foco de interesse as atividades, clubes e projetos desenvolvidos na escola Dr. João de Barros no concelho da Figueira da Foz. Esta desenvolveu nos últimos anos uma forte dinâmica organizacional, pedagógica e comunitária e vem participando, de forma significativa, em concursos, projetos e atividades, tanto a nível local, como a nível nacional e internacional. Estudaram-se processos organizativos e comunicacionais a nível das lideranças que se encontram implícitas no currículo oculto presente nas atividades referidas, procurando compreender a interligação entre as aprendizagens formais e não formais e a que nível a mesma se situa.

O estudo enquadra-se no paradigma da investigação-ação focado no propósito de disponibilizar informação relevante no esforço de promover a mudança e a melhoria da escola a partir da própria escola (Dana, 2009). Desenvolveu-se um plano de recolha de dados que envolveu a aplicação de questionários a docentes, alunos e encarregados de educação, a realização de entrevistas a professores envolvidos há muitos anos na dinâmica das aprendizagens proporcionadas em clubes e projetos desenvolvidos na escola e a análise de múltiplos documentos e artefactos.  

Os resultados apontam para o desenvolvimento de práticas que integram de modo equilibrado aprendizagens formais e não formais reforçando competências necessárias ao desenvolvimento integral dos alunos. Neste propósito, enunciam-se recomendações que visam expandir essa abordagem e propõe-se a noção de currículo envolvente que se fundamenta na interligação dessas práticas.

Palavras-chave: aprendizagem formal e não formal; currículo oculto; inovação pedagógica; liderança escolar.

Professor Adelino Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário

É fundamental que a escola invista no desenvolvimento das atividades extracurriculares, melhorando assim as várias competências, que promova...